Buscar
  • Smart Solutions

5 DICAS PARA OTIMIZAR SEU TEMPO E GANHAR EM PRODUTIVIDADE

Sabe aquele dia que você termina o seu expediente com a sensação de não ter produzido nada “ou quase nada”. Muitas vezes nos sentimos assim, Mas como nos programar para que o dia seja mais produtivo, com mais satisfação no final do expediente?

ORGANIZANDO O TRABALHO

A organização do trabalho, como por exemplo: definição de horários tanto para leitura de e-mails e consumo de conteúdo é imprescindível para começar o dia já produtivo. Tarefas que podem ser feitas logo no início do dia podem trazer um benefício enorme para produtividade em qualquer ambiente de trabalho, seja ele home-office, escritório convencional ou coworking.


METODOLOGIA Planejar todas as tarefas logo pela manhã deve ser levado em consideração, utilizar check-lists, sprints, kanban ou outras metodologias de produtividade poderão otimizar o tempo de cada tarefa ou projeto.


1. Propósito único Uma das habilidades mais comuns nos empreendedores é a capacidade de focar no que é mais importante. O presidente executivo do Google, Eric Schmidt, dá uma dica: “Mantenho as coisas sempre focadas. A pergunta que sempre me faço todo dia é: ‘Isso é o que fazemos. A atividade que estamos fazendo condiz com isso, e poderá mudar o mundo?’”.

2. Bloqueie as distrações A maioria das pessoas distraem-se com as coisas: a notificação de chegada de email, o chat do Facebook ou até a menção no Twitter. Se você não consegue se controlar enquanto trabalha, utilize ferramentas que te ajudem. Você pode deixar seu aparelho de celular ou tablet no modo avião enquanto termina um projeto, modificar as configurações para receber notificações a cada 1h ou até recorrer a softwares que bloqueiem as redes sociais por um tempo, como é o caso do Concentrate. O objetivo não é se isolar do mundo, mas evitar que seu trabalho seja afetado por coisas que não sejam tão importantes assim.

3. Estabeleça rituais de produtividade Tony Schwartz, CEO da The Energy Project, dá algumas dicas para melhorar a produtividade. Uma delas é priorizar uma tarefa a ser cumprida por dia, e começar o dia focado nela. “Force a priorizar as coisas. Você saberá que conseguiu terminar ao menos aquela atividade mais importante durante o período em que tinha mais energia e menos distrações”, afirma Schwartz.


4. Não perca isso: leia mais tarde Não perca uma informação importante porque está atolado de coisas para fazer e não tem tempo pra ler. Existem dois aplicativos que podem te ajudar com isso: o Get Pocket, que permite que você salve qualquer artigo, vídeo ou qualquer outra informação de qualquer site para ver depois; e o Instapaper, que permite que você salve longas páginas da web para ler depois quando tiver mais tempo.


5. Acorde mais cedo Diversas pesquisas mostram como uma manhã pode ajudar ou atrapalhar seu dia. Enquanto muitas pessoas estão dormindo, pessoas de sucesso e grandes executivos já estão de pé e resolvendo um monte de coisas. Mas se você não consegue fazer uma mudança radical para acordar cedo, comece tentando acordar 15 minutos mais cedo a cada dia. Seu organismo vai se acostumar e você vai sentir a diferença. Texto: Saulo Oliveira, fundador da Livr.

5 visualizações0 comentário