A expectativa de vida de uma empresa caiu 60 anos em oito décadas. Segundo estudos da Standard & Poor’s, em 1937 o tempo médio de vida de uma companhia era de 75 anos. Hoje, o indicador está em 15 anos. Em apenas dois anos, até 2020, três quartos das maiores companhias do mundo serão empresas que não existem ou não são conhecidas hoje. A previsão é que mais da metade das empresas que compõem o S&P500 (índice com as 500 ações das companhias mais importantes do mercado mundial) serão substituídas na próxima década.
Com números alarmantes e um amplo e dedicado olhar ao passado e ao que se projeta para o futuro, Sandro Magaldi e José Salibi Neto lançam, pela Editora Gente, o livro “Gestão do Amanhã – Tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª Revolução Industrial” – a primeira obra brasileira a explorar os impactos da 4ª Revolução Industrial nos negócios.
Realizado a partir de pesquisas conduzidas ao longo dos últimos três anos e estudos sobre cem companhias do mundo todo, os autores buscam apontar para os leitores quais serão os caminhos da gestão (e dos negócios) do futuro. “Todas as transformações que ocorrem no mundo da gestão vêm de mudanças que ocorreram antes na sociedade. Então, procuramos correlacionar essas mudanças e mostrar como elas estão interligadas”, afirma Magaldi.
Pelo ineditismo da obra (veja mais abaixo), Jorge Paulo Lemann, um dos maiores nomes no mundo em empreendedorismo, afirmou que se trata de “uma obra importante que ensina, por meio de conceitos modernos e casos práticos, profissionais e empresas a competir em uma economia baseada em rupturas”.
“A quarta Revolução Industrial é mais abrangente e profunda do que todas as outras. Há inovações e desenvolvimentos coexistindo em diferentes áreas, como na física, biologia, robótica e inteligência artificial, nanotecnologia, entre tantos outros segmentos. Todas essas transformações causam uma transformação intensa na sociedade e, por consequência, um impacto importante no mundo dos negócios. A grande questão é: neste mundo em ebulição, precisamos rever a forma como enxergamos e gerenciamos negócios”, ressalta o estudioso.
Magaldi lembra que os modelos de negócios mais adaptados a essa nova realidade serão os que conseguirem modificar a forma como seus colaboradores aprendem (especialmente, a “aprender a desaprender”) e, assim, a transformar as pessoas a partir de novos modelos de liderança.
“As habilidades necessárias para um gestor não são mais apenas saber trabalhar em equipe, ter estratégia e liderança. Se você não tiver um profundo entendimento das novas tecnologias que estão vindo, você é varrido do mapa. A vida do gestor ficou mais complexa, mas mais excitante”, complementa Salibi.
“Gestão do Amanhã” apresenta ainda estudos que mostram que mais de um terço das competências requeridas para as profissões que serão relevantes até 2020 não são consideradas fundamentais hoje e que 45% das tarefas executadas por seres humanos hoje serão automatizadas no futuro.
“A história da gestão sempre foi contada a partir de determinados autores e isso me incomodava, como estudioso, porque eu comecei a perceber que, cada vez mais, as pequenas mudanças (ou até mesmo lançamentos de produtos, como o iPod), poderiam mudar completamente a maneira como uma empresa é gerida. O que foi o iPod? Um simples dispositivo para ouvir música? Não, foi a primeira grande plataforma digital do mundo”, aponta Salibi.
O livro analisa ainda como estabelecidas companhias estão inovando em um ambiente tão incerto e, ao mesmo tempo, competitivo. “O futuro não é mais criado dentro da sua empresa, ele é criado fora dela. Estamos vendo empresas estabelecidas criando suas novas companhias, fora do ambiente tradicional, justamente para desenvolver negócios que vão acabar com o original antes que a concorrência faça isso. Ou seja, o mindset é deixa ‘eu matar meu negócio antes que alguém o faça’”, pondera Salibi.
IneditIsmo da obra
Os leitores encontrarão ainda dez conteúdos complementares, em vídeos, com entrevistas com grandes empreendedores e estudiosos brasileiros, como Walter Longo (um dos maiores especialistas em comunicação e interatividade do Brasil), Martha Gabriel (um dos grandes nomes em inovação no Brasil), Silvio Meira (cientista, professor e empreendedor brasileiro com atuação na área de engenharia de software e inovação), Marilia Rocca (primeira CEO da Endeavor no Brasil e Diretora Geral da Ticket no Brasil), Rony Meisler (CEO da Reserva), Sílvio Genesini (executivo que liderou companhias como Accenture, Oracle e Grupo Estado) e Eric Santos (co-fundador da Resultados Digitais). O acesso estará disponível por meio de QR Codes disponíveis ao longo do livro.
A obra apresenta ainda uma linha do tempo com a evolução no mundo da gestão, em paralelo com as mudanças sociais nos últimos séculos. O livro também é pioneiro ao apresentar infográficos que auxiliam a absorção do conteúdo ao fim de cada capítulo e ao apresentar check lists para auxiliar o leitor a analisar questões estratégicas em seu negócio e na condução dele.
Por conta destas inovações, William Ury, co-fundador do Programa de Negociação de Harvard, afirmou: “como podemos liderar um negócio diante de mudanças tão dramáticas como as de hoje? Nesse inestimável guia da mais recente Revolução Industrial, repleto de insights esclarecedores, sugestões práticas e exemplos surpreendentes e reveladores, José Salibi e Sandro Magaldi orientam líderes e gestores sobre como enfrentar os difíceis desafios atuais e aproveitar as enormes oportunidades do futuro”.
“Gestão do Amanhã” será pré-lançado pela Amazon a partir do dia 19 de fevereiro. E, a partir do dia 15 de março, livrarias de todo o Brasil recebem os exemplares da obra. Nesta data, os autores realizarão uma palestra e, depois, uma sessão de autógrafos na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo (SP).
GESTÃO DO AMANHÃ Autores: Sandro Magaldi e José Salibi Neto Editora: Gente Páginas: 256 Preço: R$ 49,90
Sobre os autores
Sandro Magaldi é cofundador do meuSucesso.com, startup dedicada a incentivar o empreendedorismo no Brasil por meio da apresentação de estudos de caso com empreendedores bem-sucedidos. Foi eleita a melhor empresa de serviços de assinatura do Brasil em 2017 no Assinaturas Awards e recebeu o Prêmio Digital Awards como a melhor plataforma de empreendedorismo do país.
Atuou como vice-presidente de clientes e negócios do Grupo TV1, um dos maiores grupos de comunicação do país, e diretor comercial da HSM do Brasil durante nove anos. Tem cerca de trinta anos de experiência em liderança e vendas. Em sua carreira acadêmica, atuou por mais de quinze anos como professor do MBA na Escola de Propaganda e Marketing (ESPM), na Fundação Instituto de Administração (FIA) e na Fundação Dom Cabral (FDC).
Como palestrante apresentou-se em eventos para organizações, como Oracle, Toyota, Unilever, Cimed, Coca-Cola e Unimed Seguros, dentre outros.
É pós-graduado pela ESPM e tem mestrado acadêmico em Administração pela PUC-SP. É mentor do Instituto Endeavor, do Oracle Startup Accelerator Program; conselheiro do projeto social Gerando Falcões e autor dos livros Movidos por ideias: Insights para criar empresas e carreiras duradouras e Vendas 3.0: Reposicionando o vendedor, a equipe de vendas e toda a organização.
José Salibi Neto conviveu e trabalhou, por mais de duas décadas, com todos os principais pensadores da gestão como Peter Drucker, Jack Welch, Michael Porter e Philip Kotler e líderes mundiais como Bill Clinton, Tony Blair e Rudolph Giuliani, entre outros.
É cofundador da HSM, empresa líder em Educação Executiva. Seu nome é imediatamente associado à introdução no Brasil dos principais conceitos da Gestão Contemporânea nos últimos 25 anos, provocando a transformação de milhares de empresas, executivos e empreendedores em nosso país.
Atualmente Salibi dedica-se a ajudar empresas e profissionais a atingir seu potencial máximo e tomar decisões que podem determinar o futuro de seus negócios e carreiras. Seus clientes incluem empresas como Amil, Algar, Public Broker, Delta Medical, Grupo MGB (Mambo/Giga) e Novo Pare, entre outras.
É autor do best-seller Movidos por ideias. Em sua autobiografia, o professor Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, dedica um capítulo inteiro ao trabalho de Salibi, a quem chama de “empresário extraordinário”.
Graduou-se pela Moore School of Business, da Universidade da Carolina do Sul (EUA), e obteve o MBA em International Business pela mesma instituição. Em 2009, recebeu dessa universidade a maior honraria dada a um ex-aluno, o Distinguished Alumnus Award.
Em sua juventude, Salibi foi um dos principais tenistas do país, tendo vencido diversos torneios juvenis e profissionais no Brasil e no exterior.
Fonte: EXAME
Leia mais em Exame @ https://exame.abril.com.br/negocios/economidia/cofundadores-da-hsm-e-do-meusucesso-com-lancam-livro-sobre-impactos-da-4a-revolucao-industrial-no-mundo-da-gestao/16/03/2018
Kommentare